sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CAMPO

"um campo tem terra
e coisas plantadas nela
a terra pode ser chamada de chão
é tudo que se vê
se o campo, for um campo de visão"




Arnanldo Antunes

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

TOM

No meio da noite, desci para comprar cigarros. Eu estava muito aflita, porque a internet não estava querendo conectar, minha internet era discada.Precisava mandar um email de trabalho. Era mais ou menos 2 horas da manhã. Peguei a chave de casa, coloquei uma certa quantia de dinheiro no bolso e saí. Tranquei a porta e o elevador já estava ali a minha espera. Sempre que eu desço de madrugada ou chego, meu porteiro fica puto. Porque é sempre no sono profundo dele que, eu toco o interfone. Mas enfim, não posso fazer nada.
Fui direto na direção de um boteco que eu sempre compro cigarros. Um bem perto da favela, e com alguns pinguços caindo aos pedaços te comendo com os olhos. Fui lá comprar os cigarros , mas só tinha free, eu não fumo free de jeito nenhum. Dei mais alguns passos pra ver se encontrava mais alguma coisa aberta, mas não achei nada.Como não estava com sono, resolvi andar mais um pouco.Fui até a praça, porque lá eu sabia que havia uma banca de jornal 24 horas. Fiquei ali por algum tempo, adoro banca de jornal... de madrugada então é ótimo! Só fato dela estar aberta ali aquela hora da madrugada naturalmente se tornou um entretenimento.
Fiquei ali vendo alguns gibis, algumas fofocas, algumas notícias, comi um chocolate e fui embora. Ah, e comprei meu maço de cigarros.
Resolvi voltar por uma rua que corta caminho , virei a esquina, já era quase três horas da manhã. Já tava deserto. Ninguém passava muito naquela rua, principalmente aquela hora. Fui andando com os passos mais apertados . Quando de repente ouço um choro de criança , mas não sabia da onde vinha. Tinha um carro na minha frente a 50 metros de distância. Corri em direção a ele. Ao lado da calçada, embaixo da roda, estava um bebezinho todo limpinho e arrumadinho, enroladinho numa manta azul com um bilhete preso em na roupa: " Cuide de me mim se puder, ou faça o que quiser ".
Eu li aquilo e meu coração disparou. Não sabia o que fazer, olhei para os lados e não via ninguém, fiquei com medo sei lá, o que era aquilo que tava acontecendo? Eu quis ir embora, mas não conseguir largar aquele bebezinho ali. Naquele momento não consegui pensar, peguei o bebê e levei pra minha casa.
Cheguei em casa, e fui conferir pra ver se ele estava todo certinho. Mas ao abrir sua fralda :
- Ahmmmm !!
Levei um baita susto! Achei aquilo estranhíssimo. Mas era apenas um bebezinho. Então liguei para algumas amigas minhas e elas curiosíssimoas foram lá pra casa. Até preparei um leite ninho pra ele, e dei no conta gota, afinal ele era muito pequeininho e não tinha mamadeira.
Mas as meninas quando chegaram lá em casa...
- Ahmmmmmmm!!!
- Que horror!
- Gente...
Depois que o susto passou, e o bebezinho já estava dormindo, ficamos analizando-o :
- Mas como a gente vai saber o que ele é realmente?
- Não sei, vamos tentar reparar os traços...
- Vc acha a sombrancelha dele feminina??
- Não sei, não da pra saber ainda!
Então ficamos durante um tempo analizando. Eu não sabia o que fazer com ele, se eu levava para intituição carente, se eu chamava a polícia, se eu cuidava dele... passei uma noite inteirinha cuidando dele, mas sabendo que eu não poderia cuidar de uma criança agora. No dia seguinte eu já estava muito apegada .De madrugada acordei , troquei fralda, dei leite.
Fiquei pensando se ele já tinha um nome, mas naquela situação provavelmente não. Se tivesse também não importava. Então resolvi chamá- lo de Tom. Mas de qualquer forma fui olhar o bilhete que estava preso na roupa dele quando eu o achei embaixo da roda, pra ver se eu tinha deixado de reparar alguma coisa.
" Cuide de mim se puder, ou faça o que quiser"
Cada vez que eu lia aquela frase me doía o eStÔmAGo. Era muito cruel na minha cabeça! Resolvi ligar para um médico que me indicou a levá-lo pra ele examinar.Levei, estava tudo certo. Mas ele teria que passar por uma cirurgia. Imagina, eu não tinha dinheiro pra isso. Escrevi para um programa de televisão tipo esses do Gugu e Faustão no fomingo. Fui chamada para uma entrevista, apresentei a criança. Fui ao programa e foi lá que as coisas começaram a mudar na vida daquela criança, até uns pais ele conseguiu. Chorei muito quando eu o entreguei, afinal, eu achei ele na rua e queria que ele fosse bem cuidado. A família era burgusa, tinha dinheiro e garantiria o futuro de Tom. A família muito simpática, me garantiu que poderia visitar o Tom a hora que eu quisesse. Só que isso nunca aconteceu, logo eles se mudaram para Nova York, e eu nunca mais o vi. Quando ele fez 1 ano de idade fui convidada para o seu aniversário, até passagem eu recebi, mas não tive coragem de ir. Eles se mudaram de Nova York para Miami, foi a última notícia que eu tive dele. Eu tinha 24 anos quando isso aconteceu, hoje Tom já tem 16 anos e eu tinha muita curiosidade de saber do seu paradeiro.
A partir desse fato, minha vida mudou completamente. Todos os dias eu sonhava com o Tom, como se ele conversasse comigo todas as noites. Em nossas conversas, Tom aparentava tristeza, sempre tinha uma agústia no peito que eu nunca consegui descobrir o que era. Depois de algum tempo parei de ter esses sonhos, o que me incomodava, começou a me fazer falta. Cheguei até ir em Centro Espírita para ver se tinha alguma notícia. Mas era em vão. Ás vezes, eu achava que Tom havia morrido.
O tempo passou, e agora tenho sonhado com ele novamente, não todos os dias, mas vire e mexe, com uma frequência razoável.
As minhas amigas da época sumiram apenas uma se tornou minha amiga até hoje, Letícia. Eu contei uma vez do sonho pra ela, mas depois preferi ficar na minha. Porque em alguns momentos ela achava que era obcessão, que eu teria que esquecer aquilo.
Tom, foi operado, se tornou um garoto de verdade.
Eu tinha um desejo muito forte dentro de mim. Eu queria que ele estivesse feliz, só isso. No útimo sonho que tive com ele, ele falava que eu era um anjo e que estaria sempre se sentindo protegido se eu tivesse com ele. Então não sonhar com ele, era como se eu não pudesse estar ali quando ele precisasse.
Ontem, dia 29 de janeiro, eu tive um pesadelo com Tom. Ele chorava muito, chorava,chorava, chorava, chorava,chorava, soluçava,chorava e soluçava , chorava sem parar. Quando eu ia abraçar ele, aparecia em outro lugar, sussessivamente. Fiquei um tempo tentanto abraçar e não conseguia. Hoje quando acordei pensei em ir em algum programa de televisão, desses bem cafonas mesmo pra tentar ajudar na minha angustia e na dele também. Eu sentia que ele precisava de mim. Mandei carta para todos os programas que poderiam me ajudar no caso.
Estou anciosa! Tom precisa de mim, precisa !



quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

capítulo II

- Gente não é possível, será que a Madrasta vai me largar presa aqui em cima mesmo?? Não tem nada pra fazer aqui !!
Chapéu então resolve procurar algo, ver se achava uma porta secreta ou algo assim ... Mas não achava nada.Então acabou adormecendo na cama que cabia exatamente o seu corpo, nem mais nem menos. Chapeuzinho começa a sonhar . Ela sonhava que podia voar, então ela pega impulso sai correndo e pula pela janela da torre! E ela voa, voa, vendo o lindo Rio de Janeiro do alto... " Ah que delícia poder voar..." Pensou Chapéu. "Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii" De repente Chapéu acorda assustada e realmente ela conseguiu sair da Torre.
- Meus Deus, mas será que ainda estou sonhando?? (NÃO CHAPÉU, VC ESTÁ ACORDADA!! Eu, a autora.)
Chapéu então feliz da vida corre pelas Ruas de Niterói... Mas quando ela para e pensa "Droga de sonho... ai, a carteira ficou lá em cima!" Chapéu havia esquecido a carteira que furtou do seu ex amado P.E, pra quem ainda não sabe, o Príncipe Encantado.Ele tb tinha 10 anos e era ator de televisão, mas agora estava preso, devido ao espancamento na Chapéu, que o denunciou a polícia! Ela, muito esperta tratou de roubar sua carteira com todo dinheiro que ele tinha antes dele ir para a prisão, seu salário, vr, vt, tudo,tudo!!
- Ah não acredito, não acredito e não acredito! Quando finalmente eu ia comprar uma roupa diferente que não fosse essa... arhh... vermelha...
(Voltando para a Zona Sul no telefone ...)
-E agora?Eu não queria matar a menina, ela vai morrer de fome e de sede lá em cima daquela torre! Ai, vou acabar me complicando toda... E agora esse bandido vai ficar atrás de um dinheiro que não tenho da onde tirar agora... Meu Deus, minha nossa senhora santíssima das graças de Jesus! Ai, meu pai amado libertino do bem e do mau...ihhh to doida, acho que eu preciso fumar um beck pra dar uma relaxada.
A madrasta é típca moralista hipócrita da sociedade brasileira . Ela vai até a janela de seu apartamento e pega um cigarro de maconha dentro da bolsa. Fuma, durante um tempo fica um silêncio.Ela começa a tossir , a rir e conversar com o espelho...
- hahaha, to preocupada, mas eu fico imaginando e achando engraçado a Chapeuzinho lá em cima da Torre e o palerma do meu filho que foi furtado ainda gritando... " Jogue suas tranças Chapeuzinho, jogue suas tranças! A Chapeuzinho vai ficar possessa, pq vc sabe que ela fica possessa de ciúmes, né? Ela vai lembrar da ex namorada dele, que se chamava Rapunzel e vai pular lá de cima! To falando que essa menina é doente ... olha, isso com 10 anos de idade, pelo amor !Meu Deus, minha nossa senhora santíssima das graças de Jesus! Ai, meu pai amado libertino do bem e do mau, isso não vai dar certo...
A madrasta estava percebendo a confusão que ela estava armando. Mas ria, estava achando engraçado. De repente para de rir e fala:
- Espelho, espelho meu, existe alguém , mais bonita do que eu ??
O espelho permanece da mesma forma , sem falar nada, nem uma imagem, nada! O espelho estava simplesmente como o de todos nós... Mas a madrasta revoltou-se por não ter sua resposta e teve um ataque de pelanca, então deu um soco no vidro e deu mais outro. Sua mão começou a sangrar, então ela resolveu parar. Correu pro banheiro, quando a briu a torneira, ela viu que não tava saindo água,e estava agoniada com uns cacos que ficaram presos na sua pele. Correu para o box, tb estava sem água, correu na cozinha, no banheirinho, no tanque, NÃO TINHA ÁGUA! Então ela resolve pedir socorro para seu vizinho, chuta a porta num desespero. O vizinho é velhinho de cabelo comprido , bem baixinho, parece até o Mestre dos Magos! E ele:
_Calma minha senhora, não precisa fazer escândalo...você quer um copo d'agua? Eu te dou um copo d'agua , não tem problema...
_ Será possível que o senhor não esteja vendo a minha mão sangrando senhor?
(Voltando pra Chapéu...)
- Essa mulher não vale nada! Me chamou pra lanchar na casa dela, achei que fosse fosse me defender do P.E... Como fui inocente... Aliás, eu sou inocente...afinal, só tenho 10 anos!
De repente Chapéu encontra com alguns amigos da escola, Alice, Magali, Tico, Maria e João. Eles estavam saindo da piscina do clube onde faziam natação. E Chapezinho com a maior cara de acabada, como se estivesse chapada! (ela tava com cara de quem pulou uma torre de 30 metros de altura)
- oi...
- Aí, cê viu o Teco por aí? ( disse o Tico)
- ahn ? teco? Eu não ta maluco!? Eu só tenho 10 anos! teco...
- que que é Chapeuzinho ? ( Alice)
( Em são Conrado a situação é outra...)




em breve capítulo III , ou não.

Capítulo I

- Um dia, sei que ha de encontrar alguém, vc é bonita, jovem. Uma linda princesinha. Então não fique triste minha linda. Suba aquelas escadas que encontrará um presente pra vc ... Vá querida! Corra!
Chapeuzinho muito triste e ao mesmo tempo curiosa, usa toda sua energia para subir a aquela torre gigantesca. Subia as escadas como nunca se subira antes.
-Isso minha linda, e não esqueça de comer aquela maçã dentro da cestinha que eu deixei pra vc ... por favor não morra de fome!
Chapéu, disparou ! Quando chega no centro da torre, vê uma caminha pequena, uma privada, e uma única fruta em cima da uma pequena mesinha ao lado. Ela acha estranho, e quando vai até a escada gritar para a madrasta, as portas se fecham com força e com os trincos!
Chapéu então, fica assustada e corre para a janela pedir ajuda para sua madrasta, enquanto essa é sequestrada pelo pIca-paU bandido !
O pIca- paU bandido era o traficante mais procurado do Rio de Janeiro. Ele sequestrou a madrasta porque a vovozinha(que era pra ser da chapeuzinho, mas não é, agora, aqui ela se torna a vovozinha do pIca.. do pIca-paU bandido) Então, a vovovozinha do pIca...etc disse que ela estava devendo uns bolos pra ela e que não pagava.
- Bolinho que ela levava pra prisão, pra dar pro filhinho dela, que espancou a Chapéu!(disse a vovozinha)
- Deixa comigo vovó, vou resolver essa história!!
Então, pica..etc revoltado pega sua harley davidson, e sequestra a madrasta na hora que a Chapéu ia pedir socorro. Ele não a viu.
Então pIca...etc a leva no Parque Lage joga ela no chão e :
- cadê o dinheiro da vovozinha??
- Então meu filho vou te contar uma coisa ... sabe aquela torre aonde você me sequestrou ??
- Ohh sua coroa , eu quero saber da grana!
- Aí que entra a grana, eu prendi Chapeuzinho lá em cima, porque eu descobri que ela roubou dinheiro na carteira do P. E.
(silêncio entre os dois)
- Ah, então essa menina é uma ladrona!( disse o pica... etc)
- Entendeu agora? Por isso não paguei sua avó ainda, pq meu filho que ia me dar o dinheiro. Mas o P.E está preso ... E Chapéu deu sumiço com todo o dinheiro que era pra ser da família. Que menina ambiciosa! Desculpe, mas vc sabe quanto anos tem a senhorita Chapeuzinho? Tem 10! Já pensa em casar e ter filhos! Uma menina muito precoce. Acho até que seja meio...meio doente, sabe?
-Chega de conversa oh coroa, to vazando mas depois eu volto pa a gente acertamonos as conta, valeu?
pIca paU bandido liga sua harley davidson e vai embora... MAs ao mesmo tempo que pica...etc é mau, ele tem bom coração. Ele resolve voltar e :
- Sobe aí que eu te dou uma carona até lá!
A madrasta mesmo se roendo de medo, resolve aceitar a carona, pois ela é preguiçosa e pão dura, teria que gastar dinheiro pra voltar se não quisesse ir andando.( Enquanto isso...)
Chapeuzinho está sentada na cama chorando. Quando de repente ela olha pra maçã , sem pensar ela sai correndo e da aquela mordida deliciosa !!
- HUm, ta docinha!
A Chapéu, comia com muito prazer, afinal ela já estava ali durante um tempinho considerável sem comer. E ela se deliciava...

- A maçã ta do jeitinho que eu gosto de comer!
(Voltando para a Madrasta e o pica...etc.) Ele, o pica...etc resolve parar pra comer numa lanchonete perto de sua residência. Uma casinha bem escondida , lá no pico da Rocinha. A madrasta que morava em São Conrado , ficou apavorada de entrar lá. Estava com medo e cansada, pois eles estavam num sítio em Niterói, aonde a madrasta tem sua torre...Enfim, depois do lanchinho, o pIca paU bandido deixou a madrasta em casa. Eles moravam pertinho... (voltando para Torre em Niterói)



ah!

" eU SOu ArTE e Você é entretenimento. "




...mas a gente se adora!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Desculpar-se

"Desculpe por me desculpar tanto me desculpando sem querer."